3 de jul. de 2011

O ESCOTEIRO HERÓI DE 32

No próximo final de semana, no dia 9 de julho, será comemorado o aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932. O que pouca gente sabe é que um pequeno escoteiro morreu a serviço do Exército Constitucionalista.

ALDO CHIORATO,
 9 anos de idade, e
scoteiro 
e aluno do Colégio Orozimbo Maia, da cidade de Campinas.

Necessitando o Comando do Exército Constitucionalista MMDC, acantonado em dependências da Estação da Paulista, convidou-o para a função de mensageiro secreto entre o Comando e as Unidades Militares sediadas em vários locais da cidade de Campinas. E assim passou a cumprir sua missão fazendo o melhor possível para cumprir seus deveres para com a Pátria.
       
Aconteceu, porém, que numa de suas idas e vindas, foi mortalmente ferido por um avião das forças leais à ditadura de Getúlio Vargas.

Em plena agitação de uma guerra civil, o menino ALDO CHIORATO foi sepultado no Cemitério da cidade, sem qualquer manifestação oficial.

Algumas décadas depois, o fato chegou ao conhecimento da Diretoria da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, que, através da Comissão de Sindicância, constatou que o menor ALDO CHIORATO, no dia em que foi morto, estava a serviço do Exército Constitucionalista MMDC, nas funções de mensageiro. Isto bastou para que a Sociedade MMDC reconhecesse o menino mensageiro militar, como herói da Revolução Constitucionalista de 1932.

Mausoléu aos Heróis de 32 no Ibirapuera 
Em 04/07/1966, exumados no Cemitério de Campinas, os despojos do menino ALDO CHIORATO foram levados em cortejo para a Câmara Municipal da cidade, que convocou sessão solene para a primeira homenagem ao menino herói de 32. A urna contendo os seus restos mortais permaneceu em vigília na Câmara Municipal até o dia seguinte, quando foi levada em cortejo por Diretores da Sociedade MMDC e ex-combatentes campineiros até o Mausoléu do Ibirapuera,em São Paulo, juntando-se a outros heróis que foram imortalizados no Panteon de 32, no mesmo dia.

O pequeno grande herói ALDO CHIORATO recebeu as honras militares e religiosas como ex-combatente de 32.


Em fevereiro de 1997 na cidade de Taubaté foi fundado o Grupo Escoteiro que leva o nome do escoteiro herói de 32, o 219º/SP - GRUPO ESCOTEIRO ALDO CHIORATO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário