24 de abr. de 2011

Um pouco de História

O G. E. Cisne começou como uma Tropa Escoteira. Nossa primeira reunião, com alguns chefes e jovens convidados, aconteceu no dia 27 de março de 2004.


A partir desse dia tentamos realizar as reuniões aos sábados, mas, a maioria dos jovens tinha dificuldade de vir aos sábados. Continuamos tentanto, durante todo o semestre, mas, a frequência era muito pequena.
No segundo semestre, mudamos as reuniões para as quintas-feiras. E, assim, os jovens, que já estavam no Instituto Cisne, nas atividades diárias, puderam participar com maior frequência. Assim nasceu a Tropa Escoteira Cisne, no dia 12 de agosto de 2004.


 Toda quinta-feira se tornou um dia especial. A cada semana novas atividades, novas conquistas... E assim, fomos caminhando, e aprendendo. Mas, éramos uma tropa escoteira de fato, não de direito. Não fazíamos parte da estrutura oficial do Movimento Escoteiro no Brasil. Então, fomos acolhidos pelo G. E. Paineiras - 229º/SP e pudemos registrar todos os membros da Tropa Cisne como pertencentes ao G. E. Paineiras. Esse acolhimento se tornou oficial em 16 de abril de 2005, durante a tradicional Feijoada da instituição, quando todos receberam o lenço do Paineiras e quando dois jovens, Rogério e Moritz realizaram suas Promessas Escoteiras.



Desde então a Tropa Escoteira Cisne ficou pertencendo ao G. E. Paineiras, mas, as atividades continuaram a ser realizadas no Cisne.
Em agosto de 2005, para comemorar o 1º aniversário da Tropa, realizamos o 1º ACAMPACISNE, nas dependências do Instituto Cisne.


Foi nossa primeira, feliz e surpreendente experiência com esses jovens mais do que especiais. Como diz a canção que serviu de tema para o acampamento, eles puderam acampar "lá na montanha", de manhã fazer o café, arrumar a mochila e tocar pra frente a pé. 





A partir do acampamento, os jovens puderam vivenciar ainda mais a aventura de ser escoteiro e o entusiasmo foi crescendo, assim como a Tropa.
No final de 2005 foi criada a terceira patrulha: Pantera Negra. Assim, a Tropa Cisne era formada pelas patrulhas Coruja, Leão e Pantera Negra, esta última, feminina.






No ano de 2006, graças à divulgação de nossas atividades feita pelo G. E. Paineiras, o Instituto Cisne foi agraciado pela Câmara Municipal de São Paulo com o Prêmio Escotista Mário Covas Júnior de Ação Voluntária.



Chegou 2007. Um ano muito especial. Em abril, foi a vez de nossa jovem Aryel, que era, na verdade, a assistente do Chefe da Tropa (e em muitas ocasiões "tocou" sozinha a reunião), de receber o Prêmio Escotista Mário Covas Júnior de Ação Voluntária, devido a esse empenho como assistente da Tropa Cisne. Valeu Aryel!


No mês de agosto comemoramos não apenas o 3º aniversário de nossa querida Tropa Cisne, mas também o Centenário do Movimento Escoteiro. Não poderíamos deixar de comemorar. Conseguimos então, realizar o 2º ACAMPACISNE.








2007 terminou e chegamos em 2008 com muita alegria e vibração. As reuniões continuaram e 2008 transcorreu com apenas um inconveniente: não conseguimos realizar nosso acampamento. Mas, tudo bem!... 2009 chegou e, devido a alguns ajustes na grade horária dos terapeutas, as atividades da Tropa Cisne passaram para as quartas-feiras.
Além disso, começamos a perceber que já seria o 5º ano de atividades escoteiras no Cisne e que já estaria na hora de começarmos a caminhar com nossas prórpias pernas. Já no início de 2009 alguns escoteiros, com um pouco mais de autonomia e compreensão deixaram a Tropa Cisne para criar a Tropa Sênior Peapuã ("Caminho das Montanhas"). E ai, não haveria outro caminho a seguir se não nos "emanciparmos" do G. E. Paineiras e nos tornarmos um Grupo Escoteiro independente.
Foram vários contatos e tratativas junto à União dos Escoteiros do Brasil - Região de São Paulo, até que em 26 de agosto de 2009 foi oficialmente fundado o GRUPO ESCOTEIRO CISNE - 12º/ SP.







GRUPO CISNE É DIFERENTE, E, POR ISSO, PERSISTENTE.
NEM DERROTA, NEM VITÓRIA...
O QUE IMPORTA É A TRAJETÓRIA.
UMA VEZ ESCOTEIRO, SEMPRE ESCOTEIRO.
UM POR TODOS, TODOS POR UM
SEMPRE ALERTA!

Um comentário: