24 de abr. de 2011

2009

O ano de 2009 tornou-se um ano muito especial para as atividades escoteiras desenvolvidas no Cisne, principalmente porque nesse ano, mais precisamente em agosto, quando a Tropa Cisne completou cinco anos de atividade, essa tropa cresceu e tornou-se, oficialmente, um Grupo Escoteiro independente, o Grupo Escoteiro CISNE – 12º /SP.


Desde o início do ano as atividades desenvolvidas foram se voltando para a criação de uma tropa Sênior, a Tropa Sênior “PEAPUÔ (Caminho das Montanhas), com duas patrulhas, a Patrulha “Everest” e a Patrulha “Pico da Neblina”. A partir de então se foi trabalhando nesse sentido, tanto em relação ao desenvolvimento das atividades, procurando atender à demanda das duas tropas, como também no sentido de oficializar o Grupo. Toda a documentação necessária foi providenciada e foi escolhido o mês de agosto para a fundação oficial do Grupo porque é também o mês de aniversário da Tropa Escoteira Cisne e do próprio Movimento Escoteiro. A fundação do Grupo Escoteiro Cisne deu-se em 26 de agosto de 2009.


Outro fato marcante foi o Acampamento realizado em Brasília – DF, na sede da filial do Cisne, juntamente co o Grupo escoteiro Olavo Bilac – 10º DF, que ocorreu logo em seguida à fundação do grupo, nos dias 29 e 30 de agosto, principalmente porque foi o primeiro acampamento realizado fora da sede, além de ser também o primeiro acampamento realizado em conjunto com outro Grupo Escoteiro.




A partir da fundação, as atividades do Grupo escoteiro Cisne entraram num período de transição, já que, com a criação da Tropa Sênior, os jovens com um pouco mais de autonomia integraram a Tropa Sênior, e assim, foi sentida a necessidade de se readequar a programação de atividades de modo a atender às necessidades de uma e de outra tropa, o que, muito provavelmente, somente começará a entrar num ritmo próprio e mais específico, a partir de 2010.
Além disso, com a fundação do Grupo, tanto para atender exigências formais de estrutura de Grupo, como para atender a demanda dos jovens, o G. E. Cisne passou a contar com mais dois Chefes, podendo, então, contar com um Presidente, Uma Diretora Administrativa e um Diretor Tesoureiro, os quais atuam também como escotistas (Chefes Escoteiros). E, mais recentemente, em novembro, mais uma Chefe passou a somar esforços no trabalho do Grupo Escoteiro.
Neste ano foram também realizadas algumas atividades externas inéditas, como a participação do Grupo no desfile cívico-militar de 07 de setembro, em Carapicuíba, bem como na manifestação organizada pelo Movimento em Defesa da Granja Viana, em 19 de setembro, que tinha o objetivo de paralisar o desmatamento da área situada na Av. São Camilo, próximo ao Cisne, até que fosse feito um EIA (Estudo de Impacto Ambiental) adequado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário