24 de fev de 2012

O HORÁRIO DE VERÃO É MAIS ANTIGO DO QUE PENSAMOS!

Às 00h00 do próximo domingo, 26 de fevereiro, termina (infelizmente) o Horário de Verão. Muitos não terão mais o prazer de acordar com o dia já clareando, ou de chegar em casa, depois do trabalho, com o sol ainda dando sua luz.



Muita gente não sabe ao certo o motivo e quando essa idéia de atrasar/adiantar os relógios em uma hora surgiu.

Horário de verão é a alteração do horário de uma região, designado apenas durante uma porção do ano, adiantando-se em geral uma hora no fuso horário oficial local. Costumeiramente, é adotado durante o verão, quando os dias são mais longos, em função da posição da Terra em relação ao Sol, daí o nome, não só em português, mas também em diversas outras línguas.

A ideia de adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol foi lançada em 1784 pelo inventor Benjamin Franklin, quando ainda não havia luz elétrica. Mas isso não sensibilizou o governo. Mais tarde, em 1907, Willian Willet, da Sociedade Astronômica Real, tentou convencer a sociedade britânica a adotar a prática. O primeiro país a adotar o Horário de Verão foi a Alenanha, durante a Primeira Guerra Mundial.


(fonte: wikipedia e Folha)




Nenhum comentário:

Postar um comentário