17 de jun. de 2011

VISITA AO 20º GACL - 1ª Parte

No último dia 15Jun o G E Cisne realizou uma visita ao 20º GACL - Grupo de Artilharia de Campanha Leve, em Barueri. 






O 20º GACL, que nos campos da Itália foi denominado "3º Gp 105 da FEB", foi a única Unidade de Artilharia do Estado de São Paulo a integrar a FEB - Força Expedicionária Brasileira, e, por isso, recebeu a denominação "Grupo Bandeirante", tendo participado efetivamente das vitórias brasileiras nas batalhas de MONTE CASTELO, BELVEDERE, CASTELNUOVO, MONTESE, COLECCHIO e FORNOVO.


No quartel fomos muito bem recebidos pelo Tenente Gonzalis e sua equipe de RP (Relações Públicas), que, após a recepção nos mostrou algumas viaturas antigas e o Museu da Unidade, que conta com um acervo formado por armas, uniformes, equipamentos, fotos, cartas, objetos e uma infinidade de relíquias da participação do 20º GACL na 2ª Guerra Mundial.



 


No museu, o destaque foi para uma Bandeira Brasileira costurada por esposas de militares brasileiros e que participou de toda a campanha da Unidade e uma bandeira nazista que foi entregue por um tenente alemão quando da tomada de Monte Castelo.







Nosso jovens estiveram bastante atentos e interessados em tudo aquilo que viam e lhes era passado pelos militares.






 

 

Não foi somente durante a Segunda Guerra Mundial que o 20º GACL conquistou suas glórias em combate. A Unidade esteve presente em 2004/2005 no 2º contingente brasileiro da MINUSTAH (Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti) e está se preparando para voltar àquele país em setembro deste ano.



Após conhecermos o  museu, percorremos o quartel, conhecendo as instalações e os monumentos erigidos em homenagem à Santa Clara, ao Mal Mallet, Padroeira e Patrono, respectivamente, da Arma de Artilharia, bem como aos combatentes da Unidade incorporados à FEB.






 




Também conhecemos as garagens das Viaturas, Morteiros e Obuses, e depois, a Pista de Cordas, onde os militares treinam os diversos métodos de transposição de cursos d'água.

 





Quanta coisa! Não? Realmente, dá pra ver que não é nada fácil ser um Soldado do Exército Brasileiro!

Parabéns ao Glorioso Exército Brasileiro!


Um comentário: