6 de ago. de 2011

CATÁSTROFE DE HIROSHIMA COMPLETA 66 ANOS

No dia 06 de agosto de 1945 às 08h15 (hora local) o mundo conheceu o poder devastador de uma bomba atômica. E os japoneses sentiram na pele (talvez até na alma) o que isso significou. No dia de hoje lembramos com tristeza da destruição de Hiroshima e de Nagazaki, que também foi devastada três dias depois.

Nuvem de fumaça da explosão da bomba que destruiu Hiroshima
Hiroshima antes e depois da explosão

Sem dúvida, o fato dispensa comentários. Hoje em dia o mundo todo se entristece ao lembrar desses eventos. Principalmente o povo japonês. Mas, o que mais causa admiração é a capacidade de sempre recomeçar. Em meio a toda destruição, o governo japonês da época preocupou-se em começar reconstruindo as escolas.

Enquanto o país reconstruía Hiroshima, as crianças tinham aula em salas improvisadas.
Essa capacidade de reconstruir tudo, do nada, foi novamente colocada à prova neste ano quando parte do japão foi atingido por um tsunami, que além de devastar uma imensa área, também provocou um acidente nuclear em Fukushima.



 


E com tudo isso, sem casa, sem comida, sem água... não se soube de qualquer ocorrência de saques, depredações, roubos, etc. O Japão nos dá, com a atitude de seu povo, a lição de sempre recomeçar, sempre retomar as ferramentas, e se não as tivermos, com nossas próprias mãos, começarmos de novo, do zero.

Vista noturna de Hiroshima em 2011 (66 anos após sua destruição)

Fica aqui a nossa homenagem ao povo japonês que nos ensina que sempre é possível recomeçar, sem jamais perder os princípios, valores, Dignidade e Respeito.




BANZAI!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário